Tabela de conteúdos

Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Embiruçu - Pseudobombax grandiflorum

Embiraçu (Pseudobombax grandiflorum) é uma árvore da família Malvaceae, também conhecido como buruçu, embiraçu, imbiruçi e imbiruçu. A flor parece com (Pseudobombax tomentosum), do mesmo gênero, mas o fruto é diferente. Ambas as espécies estão representadas nesta página, assim como (P. majus), também similar.

www.jardimcor.com_wp-content_uploads_2022_01_pseudobombax_grandoflorum_malvacaceae.jpg

Características

Árvore que chega a medir 25 metros de altura, essa espécie tem tronco largo (de 50 a 80 centímetros de diâmetro) e casca saliente. As folhas são alternas, compostas em média por 7 a 11 folíolos. As flores são hermafroditas, vistosas e grandes, de coloração branca; geralmente com 5 pétalas carnosas enroladas e muitos estames longos. Possuem odor forte, adocicado e desagradável. Apresentam longos estames brancos e os frutos são em cápsulas. Não fossem suas flores e frutos, a impressão que se tem ao olhar para a embiraçu, é que ela está prestes a secar, com uma aparência bastante singular e até ornamental. Seus ramos em floração terminam abruptamente e causam espanto em quem a vê. Os frutos são cápsulas alongadas e esverdeadas que se abrem, revelando um tipo de paina que envolve muitas sementes pretas, muito procuradas pelos periquitos. É indicada para plantios em áreas degradadas de preservação permanente.

Época de florada e frutificação

Floresce a partir de junho, fato que se prolonga até o final de setembro. Já os frutos amadurecem entre setembro e outubro.

Cultivo

Por sementes.

Aves mais atraídas pela planta

Periquitos e beija-flores, principalmente.

Ocorrência natural

Natural de: Brasil. Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, principalmente na floresta semidecídua da bacia do Paraná. É encontrada principalmente no fundo de vales, beiras de rios e várzeas no interior da floresta.

Referências